Fechando 2017 em alto estilo: São Silvestre

Sempre tivemos o grande objetivo de correr a São Silvestre mas, por conta de compromissos, trabalho e outros objetivos bem na época de festas de final do ano, nunca conseguimos. Maaaaas nossa hora chegou!

2017 foi a edição de número 93 da Corrida Internacional de São Silvestre que, por tradição, ocorre no dia 31 de dezembro, ou seja, corrida que fecha o calendário de provas. Ao longo dos anos, seu horário de largada mudou para facilitar a vida dos corredores e também da organização ocorrendo agora às 9h. A inscrição paga por nós foi de 170 reais. E para a surpresa de muitos, ela só tem 15 quilômetros de distância e está longe de ser uma maratona, como alguns pensam! rs

A entrega do kit se deu em 4 dias (27 a 30/12) e nos três primeiros dias foram tranquilos porém no dia 30 foi tenso com muita fila. Isso se dá pelo fato da prova ter muitos inscritos de fora da cidade/estado e estes chegarem somente na véspera da prova. Então, se você estiver em São Paulo nos primeiros dias de entrega, a dica é pegar seu kit o mais rápido possível.

20171230_122651

A Expo foi realizada no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro super bem localizado ao lado do Parque Ibirapuera e, no nosso ponto de vista, deixou a desejar. Poderia ser em um lugar mais espaçoso e com melhor infraestrutura e melhores marcas. Isso, claro, comparando com outras provas internacionais que já fomos.

A organização da prova tem trabalhado arduamente para minimizar o “efeito pipoca” o que nós aplaudimos de pé! Em 2016, a quantidade de corredores não oficiais girou por volta de 15mil, número este que se restringiu em 2017 a 4,5mil. Por conta de novos procedimentos, a entrada nos “currais” de pace (dividiram em cores: azul, amarelo, vermelho e cinza) demorou um pouco já que tinha a conferência do número do peito. O pior é ver corredores que não entendem que essa medida é pra melhoria e profissionalização da corrida e ficavam indignados pedindo pra que fosse liberada a entrada. E a gente se pergunta: Como que funciona no exterior e aqui não? Triste demais mas não desistimos em acreditar que este é só o início.

Nessa mesma pegada de que os brasileiros precisam melhorar sua postura em provas, está o grande escândalo ocorrido com uma assessoria esportiva que tirou várias cópias de um número de peito e distribuiu para mais de dez de seus corredores! Até que ponto o brasileiro vai continuar dando aquele jeitinho malandro e esperto? Fica a dica para reflexão… Mais infos sobre o escândalo em https://globoesporte.globo.com/sp/tem-esporte/atletismo/noticia/grupo-corre-a-sao-silvestre-com-numero-clonado-e-gera-revolta.ghtml

Bem, todos sabem que a São Silvestre é a maior prova brasileira, com 30mil inscritos oficiais, mas só estando lá pra saber de sua grandiosidade. Por não ter largada em ondas, como em muitas provas pelo mundo, a prova é “congestionada” do início ao fim (só mesmo se você largar na frente pra não pegar congestionamento). Muitos tentam aumentar seu pace correndo em zig zag pelas ruas e calçadas molhadas, correndo um sério risco de levar um tombo. Então nossa ideia foi curtir ao máximo a prova, sem a vontade louca de baixar tempo. E num é que teve um gostinho especial? Sentimos o clima contagiante da prova! Sem dúvida alguma essa corrida é a mais contagiante e animada de todos os tempos, sem contar os inúmeros corredores fantasiados! Ou seja, apesar de alguns pontos falhos na organização, adoramos a animação de nossos brasileiros!

Se vale a pena? Pensamos que todo corredor deveria fazer essa prova pelo menos uma vez na vida. Não digo pelo kit, pela organização, ou pra baixar seu pace mas sim pra se contagiar com a alegria de nosso povo! Talvez voltemos na centésima edição pra ser algo emblemático em nossas vidas! E você, já programou a sua São Silvestre?

20171231_104758

Vencedores:

Masculino: Dawitt Admasu com a marca de 44min15seg

Feminino: Flomena Cheyech com a marca de 50min17seg

Concluintes:

Masculino: 17.975

Feminino: 7.982

Mais infos: https://www.gazetaesportiva.com/sao-silvestre/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s