EL CRUCE 2018 (PARTE 2/2)

Então vamos de corrida que é o que interessa!

1º DIA (28km; +1417m)

São 3 dias de largadas: Elite e Team; Amador D7 e Amador D8. Estávamos no segundo dia, Amador D7. Este ano para todas as largadas tivemos que pegar um ônibus e, no primeiro dia, antes de embarcar, passamos por uma pequena vistoria da mochila. A maior preocupação da organização era se estávamos acondicionando nossa suplementação em saquinhos ziplock para diminuir a possibilidade de degradação do meio ambiente.

Os postos de hidratação ao longo da prova são chamados de OASIS e normalmente tinham 2 ou 3 postos em cada trecho. E íamos ao delírio com eles: coca,cola, powerage, frutas, doces variados, água, biscoito salgado, torrones.

Decidimos cada um fazer a sua prova mas ao longo dela, íamos nos encontrando pra tirar fotos e aproveitar o visual. O primeiro dia foi realmente o mais difícil, com a maior altimetria, ventania muito forte em cima das montanhas, neve fofa sem contar que era o primeiro contato com o desconhecido! Os 13 primeiros quilômetros foram somente subida acumulando ganho de 1417m. Mas todo sofrimento é recompensado: lindas paisagens nos abraçavam a cada km! Espetacular! O início da descida foi bem técnica e depois emendou em um single track. Por fim, um estradão que nos levou novamente ao ponto da largada. A sensação de terminar o primeiro dia bem e inteiro (na medida do possível, claro) foi fundamental pra continuar com a autoestima elevada e poder render nos próximos dias já que o trecho mais difícil havia passado!

Ao final de cada etapa você recebe uma garrafinha de água e powerade (1L) e novamente pegamos o bus rumo ao primeiro acampamento. São centenas de barracas dispostas por ordem e assim que você chega no camping, um voluntário te leva até sua barraca, mostrando o caminho. Dividimos a barraca, afinal de contas somos um casal (kkkk). Mas para quem quer um pouco mais de comodidade e está “single”, tem a opção de pagar um pouco mais pra ter uma barraca somente pra você. Caso contrário será alocado com qualquer pessoa. Na área do camping alguns serviços são gratuitos: 1h por dia de carregamento de eletrônicos, posto médico, café da manhã, almoço e jantar com uma bebida em cada refeição. Bebida alcoólica não está incluída. Caso você queira relaxar um pouco tem opção de se fazer uma massagem de 30min por US$35. Assim que você chega, a primeira coisa que tem que se fazer é tentar tomar um banho no rio gelado aproveitando que o corpo ainda está quente e depois se jogar no self-service com muita carne e macarrão (mesmo cardápio pro almoço e jantar). Depois disso é fazer aquele social com a galera, contar as histórias, cuidar do seu corpo e pensar que no outro dia tudo irá se iniciar novamente!

2º DIA (32,1km; +1177m)

Todo dia pela manhã você deverá arrumar a sua barraca e despachar novamente sua mala. A dica é ir primeiro tomar o café da manhã pra não ficar sem e depois fazer as malas. Então não dê bobeira em demorar muito pra acordar. O café da manhã era composto por chá, café, leite e pão amassado (típico do Chile) com manteiga e doce de leite. Não havia frutas e nem uma proteína, coisa que acho que poderia melhorar.

No final de cada dia, eles fixam em um mural a sua classificação a qual será determinante pra sua largada no outro dia. Para isso, não há nenhum controle feito pela prova pra saber se você está largando em seu horário ou não. Então, por favor, seja um corredor consciente.

Uma dica que deixamos aqui é: não corram escutando música em provas trail. Primeiro que é muito bacana escutar os sons da natureza tem pra te mostrar e segundo por conta da sua segurança (DANGEROUS)!

E sobre o segundo dia? Rafael decidiu sentar a bota e eu quase não o vi durante a prova. Novamente uma altimetria elevada porém mais amena que o primeiro dia. Tenso também por conta do frio extremo feito em cima da montanha, mostrando a importância de se ter o Anorak em mãos! Esse dia foi um dos mais emocionantes pra mim, Raquel. Desenvolvi bem demais a minha descida mesmo depois de fazer as pernas fritarem na subida. A chegada no camping foi sensacional, sem palavras, uma senseção de vitória mesmo sem ter terminado a 3º etapa. Uma sensação de que eu estava inteira e poderia ir muito mais além!

3º DIA (34km; +884m)

Último dia e o gostinho da saudade já estava rondando a gente. Eis a dúvida: correr rápido ou curtir cada segundo que aquele último trecho tinha pra nos proporcionar? Apesar de ser o trecho mais longo, este era o mais tranquilo tendo em vista sua altimetria ser a menor. E realmente foi o que sentamos a bota. Passamos por uma espécie de “Vale da Lua” chileno e depois por um campo com árvores amarelas que pareciam nossos ipês sem contar o rio que passava entre as pedras. Coisa mais linda de se ver! A cada quilômetro, uma despedida! Este dia corremos a maior parte juntos. Apesar das dores musculares nas pernas, foi tão sensacional esse dia que até pensamos em repetir a dose no El Cruce nos próximos anos. Faltava quase 2 quilômetros pra terminar o dia quando entramos na reta final: Playa Grande. É a praia deles com areia preta e que dá acesso ao Lago Villarrica e à tão almejada linha de chegada. Nem precisamos falar que aí foi só alegria, não é mesmo? Quando passamos pelo pórtico, a surpresa que a chegada era filmada e o nome de cada corredor aparecia assim que ele cruzava! Felicidade em encontrar nossas amigas que estavam na linha de chegada aguardado os corredores malucos com muito carinho! E pra nos surpreender ainda mais, as medalhas vieram gravadas com nossos nomes!

É, enfim, mais um desafio concluído com louvor, dentro do esperado: curtir a prova sem nenhuma lesão. Fechamos o ano com a adrenalina e a sensação de plenitude lá em cima! El Cruce, vamos voltar? Com certeza daqui uns anos. Vamos?

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VÍDEO COMPLETO EL CRUCE 2018

ESTATÍSTICAS:

Distância: 95,90km
Altimetria Acumulada: 3478m
Duração: 14h36
Gasto calórico: 9132
Variação térmica: 8 a 30C
Classificação: Rafael (226 geral; 187 masculino e 60 categoria) e Raquel (252 geral; 46 feminino e 16 categoria)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s